Revestimento em vidro Corstone: aplicações e diferenciais

  • Decoração / Construção / Arquitetura
  • 26 de outubro, 2023

O revestimento em vidro é, sem dúvidas, um dos recursos mais utilizados para dar um toque sofisticado à decoração de um ambiente em projetos de arquitetura. Isso se deve, principalmente, à capacidade que o material tem de trazer uma aparência brilhante com cores uniformes para o espaço.

O lado bom de utilizar revestimento em vidro é a versatilidade. Ele pode ser aplicado em diversos cômodos de um imóvel, desde cozinhas, passando por quartos e banheiros, até salas, além de halls de entrada.

E, no meio do mercado, há marcas que se destacam por seus diferenciais e qualidades únicas, como é o caso dos materiais produzidos pela Corstone. No artigo de hoje, entenda quais são as aplicações e os motivos do porquê usar o revestimento em vidro da marca!

amazonite-green-baleia-rooftop-corstone-allformgBalcão Retro Iluminado Amazonite Green, restaurante Baleia Rooftop.

Revestir com vidro é seguro?

Ao mesmo tempo em que o revestimento em vidro se torna cada vez mais popular, uma série de dúvidas surgem quanto à segurança de instalar essas placas dentro de um ambiente. Antes de tudo, devemos afirmar que isso depende de uma série de fatores.

O primeiro deles é a qualidade do vidro: muitas empresas optam pelo revestimento com vidro comum devido à praticidade de fazer ajustes depois, caso algo não saia conforme o esperado, ou até mesmo o temperado. Apesar disso, o mais indicado é o vidro laminado, considerado como um vidro de segurança.

Isso porque a fabricação desse material assegura que, caso haja danos, os estilhaços permaneçam colados à película e não se soltem. Portanto, escolha sempre o laminado e peça o laudo de qualidade da matéria prima certificado pela ABNT ao fornecedor.

forest-brown-bruno-duran-corstone-allformg amazonite-green-bruno-duran-corstone-allformg

E, por fim, o modo de instalação, que garante resistência ao revestimento em vidro. Mesmo que quebre, todos os estilhaços permanecerão presos na parede, justamente pelo modelo de colagem realizado. Por isso, reafirmamos a necessidade do uso do vidro laminado, que minimiza os riscos de danificação ao material.

O que podemos concluir é: desde que o procedimento seja executado da maneira correta, o revestimento em vidro é, sim, seguro e confiável.

opal-blue-nakka-painel-corstone-allformg

Instalação Painel Opal Blue restaurante Nakka Jardins.

Por que revestir móveis ou paredes com vidro? 

O revestimento em vidro passou de um utilitário meramente decorativo para algo estratégico no plano de obra, uma vez que fornece luz natural e amplia o tamanho dos cômodos e a interação entre eles.

Os móveis revestidos em vidro despontam como uma alternativa a mais para a utilização do material, tendo em vista segurança e durabilidade. Podemos citar o caso do vidro laqueado, que pode ser usado de duas formas: 1) para cobrir partes da mobília como paredes e 2) dar um novo visual ao ambiente.

Aqui, ratificamos a importância de escolher o vidro laminado na hora de revestir devido à alta resistência e diminuição da possibilidade de rachadura ou quebra do material.

 

Benefícios do revestimento em vidro 

O vidro oferece uma gama de possibilidades quando pensamos em projetos de arquitetura, decoração ou de construção civil. Ele é ideal para a composição de qualquer ambiente e enriquece o local com possibilidades de cores e luzes.

Abaixo, listamos os principais benefícios do revestimento em vidro:

  • Estrutura feita sob medida;
  • Praticidade na limpeza;
  • Aplicação em diversos ambientes;
  • Diversas cores disponíveis no mercado;
  • Instalação rápida e segura;
  • Aumenta a durabilidade dos móveis e paredes;
  • Economia na manutenção de pintura da parede;
  • Ótima relação de custo-benefício.

 

Não restam dúvidas: utilizar vidro para revestir móveis e paredes é a sua melhor opção.

 

Modos de fazer a instalação 

Antes de qualquer coisa, devemos dizer que a instalação é prática e o investimento traz um custo-benefício muito bom, desde que realizada por profissionais da área. Além disso, há dois modos de fazer a instalação: o primeiro é para paredes e pisos e utiliza argamassa, enquanto o segundo é a instalação do retroiluminado, que se faz necessária a circulação de ar.

  • Paredes e pisos:

A instalação da Corstone para paredes e pisos é similar à de cerâmica e, por isso, o planejamento e a aplicação das peças devem ser realizadas seguindo as normas nacionais (ABNT) para a instalação de materiais cerâmicos. Reforçamos a importância de seguir as indicações para garantir a qualidade da instalação.

A instalação começa com a verificação dos locais onde o vidro será aplicado: se estão limpos, livres de quaisquer partes soltas, suficientemente secas, planas e na altura certa, e tenham um nível adequado de resistência mecânica. 

Logo em seguida, certifique-se que os materiais utilizados durante a instalação (peças, niveladores, silicones, adesivos, selantes, etc.) são os adequados para o uso pretendido e estejam à disposição para realizar o trabalho. 

Como falamos acima, a instalação do revestimento em vidro para paredes e pisos requer argamassa e, aqui, é necessário utilizar duas camadas do material. O adesivo de argamassa deve ser aplicado tanto na superfície que receberá o revestimento quanto na parte de trás do vidro laminado, de modo que a cubra totalmente. Recomendamos aplicar o adesivo com desempenadeira dentada de 8x8 mm nas duas superfícies. 

Para mais detalhes, acesse o manual de instalação da Corstone.

  • Retroiluminado:

Nesse outro modo de aplicação, indicado para a circulação de ar, o primeiro passo é medir a superfície onde o vidro será aplicado, assim como obter a análise de nível, prumo e resistência da área escolhida. A partir daí, é preciso limpar o lado do vidro que será colado à superfície de modo que fique seco, desengordurado e livre de sujeiras.

Ressaltamos que, caso haja camada de resina ou verniz na parede, por exemplo, será preciso lixar os pontos onde a chapa será aplicada para não comprometer a adesão das peças. 

Quanto aos espelhos, verificar se há arranhões ou riscos na parte de trás é imprescindível porque esses pequenos problemas podem levar à corrosão das demais camadas.

Para fixar o vidro na superfície, ambos não podem apresentar solventes e precisam ser compatíveis em relação ao peso, posição e movimentação. Verifique também a temperatura das superfícies porque não pode estar elevada. 

Corstone tem as melhores opções de revestimento em vidro

Usar vidro para revestir paredes e móveis é sinônimo tanto de valorização do ambiente quanto de criação de algo único e elegante. 

A Corstone surge no mercado como uma solução revolucionária em revestimentos para elaborar espaços com peças translúcidas, trazendo personalidade e criatividade para cada centímetro do objeto ou parede revestido. 

Por que você deve optar pela marca de agora em diante? Nós contamos para você!

Balcão Retro Iluminado Acqua Quartzite, Exporevestir 2023.

Diferenciais 

A inspiração que a Corstone imprime em qualquer ambiente começa pelas 30 opções de peças, sendo 15 inspiradas em pedras preciosas e 15 em mármores. Se você preferir que a peça não seja translúcida, tem as opções opacas e Openbook, que constroem efeito espelhado.

Com a marca, você consegue criar paredes, mesas, cubas e até portas com muita precisão, devido à tecnologia aplicada ao produto. Isso proporciona que a Corstone ofereça uma visualização de detalhes muito mais rica do que os revestimentos tradicionais.

Além disso, ela é fabricada com variedade de filmes de polímeros, por meio de um processo de queima, tornando-se um vidro de segurança com proteção UV.

Com a Corstone, a espessura padrão de uma chapa é de 8mm enquanto para projetos especiais varia de entre 7 a 20mm, material produzido sob demanda.

Aplicações 

A Corstone pode ser aplicada de maneira muito prática com argamassa. Fora a possibilidade de aplicar a chapa tendo a cola com argamassa tradicional, ainda há opção de executar usando silicone estrutural com dupla face.

Isso garante que você faça uma obra mais rápida, limpa e que também traga mais agilidade para seu ambiente.

 

Conclusão

Se tem algo que podemos afirmar de olhos fechados é: o revestimento em vidro casa com qualquer projeto que tenha como objetivo ambientes mais iluminados e criativos, além de práticos na hora da limpeza.

A Corstone, por sua vez, chega com o que há de melhor no mercado para sua reforma. Entre em contato com o nosso time de especialistas agora mesmo e faça um orçamento!

Curtiu o texto? Leia mais conteúdos no nosso blog!

 

Produtos Relacionados

+