Saiba por que usar as lâminas sinterizadas em seu projeto

  • Decoração / Construção / Arquitetura
  • 31 de julho, 2023

Os materiais de revestimento estão em constante aprimoramento e a mais recente categoria no mercado é chamada de lâmina sinterizada. Por terem uma alta resistência ao frio e ao calor e uma longa durabilidade, elas são ideais para pisos, paredes,bancadas de cozinha ou até mesmo mobiliário.

Os termos “lâmina sinterizada” ou “superfície ultracompacta” podem não ser familiar para você, mas possivelmente as marcas, sim, haja vista que costumam ser comercializadas com o nome da fabricante. Para citar algumas, temos a Dekton, Florim Stone, Lamtec, Diamond Stone, Sinth, Coverlam, Laminatto e Neolith.

Se você tem dúvidas se deve ou não inserir esse material no seu projeto de arquitetura, confira os benefícios de utilizá-lo e a diferença dele em comparação a outros insumos.

O que são lâminas sinterizadas? 

A sinterização, em suma, consiste em um processo que mistura substâncias em pó e as transforma em um outro tipo de material - muitas vezes em estado sólido. Ou seja, começa no pó e finaliza em matéria dura.

No processo de fabricação desse tipo de lâmina, são compactadas e submetidas a altas temperaturas as matérias-primas naturais, como quartzo, argila, caulim e feldspato. Essa é, de longe, uma das técnicas mais usadas no mercado porque pode ser utilizada para criação de diversos materiais - o porcelanato é um deles.

A junção das matérias-primas de altíssima qualidade, a alta temperatura e a prensa com força superior a 10.000 toneladas resulta em um material muito resistente e inovador. 

Quais são as características? 

Ainda tendo as pedras naturais como referência, podemos afirmar que as lâminas não são porosas, o que possibilita uma alta resistência a manchas - afinal, a absorção de líquidos é baixa - e maior facilidade para a limpeza e higienização das superfícies.

O que torna essas lâminas irresistíveis é, no entanto, a capacidade de suportar altas temperaturas, seja frio ou quente, e resistência a riscos. Por isso, o material é usado com bastante frequência em áreas gourmet, onde há mais possibilidade de contato com panelas e utensílios cortantes. 

As lâminas ainda são resistentes aos raios UV. Por possuírem uma cor natural, não se deterioram à exposição ao sol e podem ser usadas em ambientes externos.

Saiba onde aplicar as lâminas e aproveite os benefícios 

Se você está considerando aplicar as lâminas sinterizadas para revestir móveis, bancadas de cozinha, piscinas ou fachadas, é a sua melhor opção. Isso porque a espessura do material varia de 6 mm a 2 cm, em média.

O material cria ambientes com muito mais estilo e atende a diversas necessidades, dependendo da utilização de um ambiente.

Aplicabilidade 

Veja algumas outras áreas onde aplicar as lâminas:

  • Áreas internas 
  • Áreas externas 
  • Bancadas de cozinha 
  • Lavatórios 
  • Pisos de alto tráfego 
  • Paredes

      

Benefícios do uso 

O primeiro benefício, e talvez o principal, é a resistência a altas temperaturas. As lâminas, quando submetidas a condições muito quentes ou frias, não sofrem nenhuma alteração em sua composição. 

Citamos ainda a resistência aos raios UV: é natural que superfícies feitas pelo homem, com o passar do tempo, desbotem, especialmente quando expostas ao sol. No entanto, as superfícies sinterizadas são capazes de suportar os raios UV e sua estética não desaparece com o tempo.

Já falamos também que, por não ser poroso, esse material dificilmente fica com manchas. Além disso, mesmo que você escolha uma superfície branca sinterizada, ela pode ser facilmente limpa.

O que nos leva ao último ponto: a higiene, que é uma consideração importante quando se trata da área gourmet ou cozinha. Com as lâminas sinterizadas, você terá menos preocupação com riscos e proliferação de bactérias, por não ser porosa. 

Lâminas Sinterizadas e outros materiais: entenda as diferenças 

Lâminas Sinterizadas x Pedras naturais

A principal diferença entre elas: as superfícies sinterizadas são praticamente não-porosas, o que as torna resistentes a manchas e mais fáceis de limpar. 

Por sua vez, as  pedras naturais são naturalmente mais porosas e exigem cuidado e manutenção. Por exemplo, não podem ser usados produtos ácidos ou básicos de uso diário nelas porque podem manchar, o que não não ocorre com as superfícies sinterizadas. 

Outro ponto é que as pedras naturais não têm a mesma resistência a arranhões e abrasões que as lâminas sinterizadas.

Lâmina Sinterizada x Quartzo

As lâminas são muito mais resistentes ao calor que o quartzo, que é feito de basicamente de 93% de quartzo e 7% de resina, material que, ao entrar em contato com altas temperaturas, sofrem reação e resultam em manchas ou dilatação e contração do material. 

Por não terem resina na composição, as superfícies sinterizadas são mais resistentes a mudanças bruscas de temperatura. Fora isso, a gama de cores e formatos que apresentam trazem para a beleza própria das pedras naturais, diferente do quartzo com suas tonalidades únicas.

Lâminas Sinterizadas x Porcelanato

Esses dois materiais têm muito em comum: compartilham de características similares, mas apresentam diferenças. Podemos citar o processo de produção delas: as lâminas são feitas com cerca de 35 minerais diretamente extraídos da natureza. Enquanto isso, os porcelanatos possuem pouca variação em sua espessura, sendo mais utilizados como opção de pisos e revestimentos. 

Outra característica que diferencia estes materiais, é o processo de prensagem que cada um é submetido. Os porcelanatos geralmente são submetidos a prensas com até 5.000 toneladas, enquanto as superfícies ultracompactas, passam por um processo de prensagem acima de 10.000 toneladas, compactando o material e diminuindo a circulação de ar entre as particulas, o que garante a alta resistência e durabilidade da placa.

As superfícies sinterizadas possuem espessuras versáteis, que vão desde 4mm até 20mm, sendo possível aplicá-la de diversas maneiras. Já os seus formatos podem chegar até placas de 320x160 cm, que criam um aspecto homogêneo e despertam a sensação de amplitude no ambiente.

 

Considerações finais.

Há centenas de anos, as pedras naturais são utilizadas e conhecidas pela beleza que têm - e são muito populares por isso. O lado negativo delas é a manutenção constante e as falhas que impedem algumas aplicações de serem realizadas.

As lâminas sinterizadas surgem como uma ótima opção graças à alta tecnologia, que tornou possível unir o melhor das pedras naturais e corrigir suas deficiências. Tem a beleza e elegância que você procura e a facilidade de limpeza e aplicabilidade também.

Aqui na AllformG você encontra as principais marcas de lâminas sinterizadas. Confira todas as opções.

 

Produtos Relacionados

+