Como escolher porcelanato?

Porcelana e cerâmica são primos, ambos feitos de argila e endurecida em temperaturas mais elevadas. A diferença está no barro e no processo de fabricação – porcelanatos são cozidos em temperaturas de até 1.200 graus Fahrenheit, o que produz um azulejo muito duro.

Ambas as placas, de cerâmica ou porcelana são usadas em casas em pisos, balcões e paredes, mas a porcelana é preferida em áreas sujeitas a umidade, como cozinhas e banheiros. O porcelanato também é a escolha para ficar em torno de piscinas, na parte externa da casa e pode aumentar muito o valor do imóvel.

Mas como escolher o porcelanato da forma correta?

Verifique os padrões de cores e estampas

O primeiro passo para selecionar o porcelanato é combinar o azulejo com o uso. Os ladrilhos de piso e bancada devem ser resistentes a derrames e manchas e o ladrilho não pode ser escorregadio.

O Instituto Nacional de Metrologia,Qualidade e Tecnologia, o Inmetro, testa a dureza, a absorção de fluidos, a resistência química e outros fatores e emitem classificações para uso. Portanto, fique de olho na classificação!

Observe a classe certa

Porcelanato é classificado em cinco classes para abrasão ou resistência ao desgaste.

A classe 1 não é recomendada para pisos ou uso difícil. As classes 2 e 3 são para tráfego leve a médio, como cozinhas e banheiros com pouca ou nenhuma exposição à sujeira. A classe 4 é mais comum em casas de médio a alto tráfego, como entradas, salas e cozinhas ocupadas. A classe 5, o topo, é para tráfego pesado e uso comercial.

Observar se é esmaltada ou não

A porcelana pode ser esmaltada ou não vidrada. O ladrilho não vidrado é sólido, com cores consistentes em todo o ladrilho e mantém a cor mesmo quando a superfície se desgasta.

O porcelanato esmaltado está disponível em vários acabamentos, do áspero ao polido. Porcelana esmaltada tem uma camada protetora no topo do corpo de cerâmica densa, que pode ser produzido em uma variedade de cores ou padrões decorativos. O esmalte pode ser um acabamento brilhante ou fosco.

Escolha a cor certa

A cor e o design são obviamente importantes, porque o porcelanato vai durar muito tempo e fazer alterações exigirá a substituição do ladrilho.

Ambas as porcelanas, esmaltadas ou não esmaltada estão disponíveis em uma variedade de cores, e a porcelana vidrada freqüentemente tem floreios decorativos ou ornamentação.

O tamanho também é um fator: Os ladrilhos para o chão são geralmente maiores, os ladrilhos de bancada menores e os ladrilhos de parede podem ser de qualquer tamanho. Porcelanato também vem em várias formas que podem ser organizadas em padrões.

Agora você só precisa fazer a escolha certa para a próxima reforma da sua casa!